terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Pequeno Príncipe e a vida real

Estou lendo o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Tudo bem, alguns podem achar que é um pouco tarde para tomar contato com uma obra tão clássica e que faz parte do imaginário infantil; mas vou dizer para vocês: este livro me parece muito adulto!
Engraçado como os conflitos são colocados pelo autor, de forma simples e escandalosamente clara. Crianças podem ser consideradas bem mais sãs que adultos, nós realmente complicamos tudo. Na história (para quem não leu ou para quem leu há muito tempo), o principezinho resolve conhecer e explorar outros mundos e, neste caminho, vai encontrando algumas figuras que bem poderiam ser reais: O rei, com sua empáfia e sede de poder; o bêbado que tem pena de si mesmo; bebe para lembrar e para esquecer a sua condição de beberrão; o vaidoso, que só ouve aquilo que lhe interessa; o ascendedor de lampiões que pode ser considerado o burocrata que só faz aquilo que está descrito no protocolo e que se tiver que mudar algo se perde; o empresário que só pensa em trabalhar e amealhar mais e mais estrelas (posses)e que depois não sabe o que fazer com tantos milhões depositados no banco, pois está tão ocupado em contar que não tem tempo de gastar e, por fim, o geógrafo, aquele que só registra fatos duradouros e não dá valor aos pequenos momentos efêmeros da vida. O que todos eles têm em comum? Eles vivem em planetas tão minúsculos, sozinhos, envolvidos em suas próprias tarefas; não são capazes de dar um pouco de sua atenção ao visitante do seu mundo, o principezinho. Agora pergunto:será que nos encontramos no nosso próprio planeta agora? Somos tão egoístas quanto os habitantes destes países, pois habitamos o nosso próprio mundo e não damos lugar para que outras pessoas adentrem nosso planeta? Quem sabe se explorarmos os mundos dos outros, conheceremos o nosso planeta interior, assim como está fazendo o principezinho. Pense nisso! Dica para quem já leu o livro e vai entender o que vou dizer: Não tome um chapéu da vida, procure ver o que existe dentro de cobras, quem sabe encontre elefantes.

2 comentários:

  1. Maninha, adorei sua resenha do livro. Disse tudo! Falei para você que era uma ótima leitura. A gente realmente complica tudo: deveríamos ver o mundo como as crianças.
    Já terminou de ler o livro?
    Beijos, amo você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi maninha, você dizendo que a resenha está boa é um super elogio, já que você é entende disso. Na verdade falta só um pouquinho, mas realmente o livro é muito bom, mas vejo o livro muito adulto e profundo para uma criança. Na minha opinião, deve ser lido quando houver um pouquinho mais de maturidade das crianças. bjs.

      Excluir

O que você achou deste post? Comente.